Voltar

WI-FI público riscos e soluções

Autor(es) Jâmison de Mendonça Martins
Lucas Borcard Cancela
Luciano Dias de Sousa
Maxwel dos Reis Silva
Coordenação de mesa
Macrotema Cultura Livre
Artigo (Visualizar) (Download)
Local [fórum dia todo]
Horário 06/06/2017 - O dia todo
Link para Acesso (ACESSO A ESTE FÓRUM)
Resumo

Observa-se o crescimento considerável de usuários conectados através das redes públicas. Acompanhando o aumento de usuários se conectando através de redes públicas sem fio, estão as ameaças relativas a ataques cibernéticos, invasões e roubo de informações, ocasionando problemas para os usuários que se sentem desprotegidos e vulneráveis a estes ataques. Portanto, como identificar se está navegando através de uma conexão segura? Diante deste contexto, o presente estudo apresenta uma análise sobre questões importantes relacionadas à circunspeção ao utilizar as redes Wi-Fi para se conectar à Internet. Além de apresentar os riscos e vulnerabilidades, este trabalho também visa demonstrar soluções preventivas e corretivas a fim de sanar tais adversidades, apontando sugestões sobre o que fazer para minorar a insegurança na rede. A metodologia utilizada trata-se de pesquisas qualitativas, que tiveram por base estudos bibliográficos e páginas na web.

Palavras-chave

Wi-Fi público; redes de computadores; segurança; ameaças.

Currículos
Jâmison de Mendonça Martins

Bacharelando em Sistemas de Informação. Técnico em Informática

Lucas Borcard Cancela

Cursando mestrado profissional em Pesquisa Operacional e Inteligência Computacional pela Universidade Cândido Mendes. Possui especialização em Tecnologias em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-RJ (2011). Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Vale do Rio Doce - UNIVALE (2005). Atualmente é professor do curso de Sistemas de Informação da Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG, professor do Instituto Federal de Minas Gerais e professor do IFET – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais - EaD.

Luciano Dias de Sousa

Mestrado  em  Cognição  e  Linguagem  pela  UENF; Especialização Planejamento, Implementação e Gestão da EaD pela UFF; Especialização em Português e Literatura pela FIJ e Graduação em Letras pela UEMG. Professor da UEMG unidade Carangola.

Maxwel dos Reis Silva

Graduando o 3° período de Administração na UEMG; Consultor voluntário na Provisão Empreja Junior; Colaborador no site ADM Carangola; Estagiário do curso de Administração na UEMG Unidade Carangola