Voltar

Inclusão social de deficientes auditivos por meio de tecnologias assistivas

Autor(es) Marilia Costa Machado
Clarete Aparecida Diniz Gomes
Graciano Leal dos Santos
Lucas Borcard Cancela
Luciano Dias de Sousa
Coordenação de mesa Isabel Cristina Vieira Coimbra Diniz
Macrotema Educação e Tecnologias
Link Slides O apresentador não enviou slides
Código para Slides Não tem
Artigo (Visualizar) (Download)
Local #evidosol-2 [CHAT]
Horário 06/06/2017, 19:40/20:10
Link para Acesso (ACESSO AS SALAS DE CHAT)
Resumo

Com a evolução das tecnologias a vida do ser humano tem melhorado significativamente, e os deficientes de modo geral estão sendo beneficiados por essa evolução. Atualmente o Brasil apesar das leis e das diversas políticas de inclusão social, ainda tem muito a melhorar na qualidade de vida oferecida aos deficientes, o presente artigo apresenta um estudo sobre como as Tecnologias da Informação e Comunicação podem influenciar na melhoria da qualidade de vida e inclusão social dos deficientes auditivos. Este trabalho institui como meta a realização de um estudo apontando como as Tecnologias de Informação (TI) estão se desenvolvendo de forma a promover a inclusão social dos deficientes auditivos, são destacados dois aplicativos que são utilizados para promover a comunicação entre ouvintes e deficientes auditivos são eles o Hand Talk e o ProDeaf, o embasamento teórico do artigo se estabelece através da realização de pesquisa bibliográfica em livros, artigos científicos e na internet.

Palavras-chave

Tecnologias Assistivas, Deficientes Auditivos, Inclusão Social, Tecnologias de Informação (TI)

Currículos
Marilia Costa Machado

Mestranda em Pesquisa Operacional e Inteligencia Computacional pela Universidade Cândido Mendes/UCAM, especialista em Administração em Sistemas de Informação pela Universidade Federal de Lavras (UFLA), possui graduação em Sistemas de Informação pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Carangola/UEMG (2007) e Complementação Pedagógica em Matemática pelo Instituto de Educação e Tecnologia (INET), Atualmente é docente na Universidade do Estado de Minas Gerais/UEMG unidade de Carangola/MG com as disciplinas Algoritmos e Programação,Programação I, Programação II , Programação III , Programação Orientada a Objetos, Algoritmos e Estrutura de Dados I e,Tópicos de Tecnologia de Informação e Laboratório de Informática .Professora no Curso Técnico em Contabilidade da Escola Estadual João belo de Oliveira com as disciplinas Contabilidade geral,Controladoria,Informática Básica e Contabilidade Industrial. Professora no curso Técnico de Informatica da Escola Estadual João Belo de Oliveira com a disciplina Fundamentos de Hardware e Software.Tem experiência na área de Sistemas de Informação, com ênfase em Administração em Sistemas de Informação.

Clarete Aparecida Diniz Gomes

Possui graduação em Sistemas de Informação pela UEMG – Campus Carangola (2009). Complementação Pedagógica em Matemática pela FACEC –Faculdade de Ciência e Educação do Caparaó (2015). Pós-graduação Lato Sensu em Planejamento, Implementação e Gestão da Educação a Distância na Universidade Federal Fluminense (2015).

Graciano Leal dos Santos

Currículo não fornecido.
(se você é Graciano Leal dos Santos , utilize o canto dos palestrantes para informar o seu currículo.

Lucas Borcard Cancela

Cursando mestrado profissional em Pesquisa Operacional e Inteligência Computacional pela Universidade Cândido Mendes. Possui especialização em Tecnologias em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-RJ (2011). Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Vale do Rio Doce - UNIVALE (2005). Atualmente é professor do curso de Sistemas de Informação da Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG, professor do Instituto Federal de Minas Gerais e professor do IFET – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais - EaD.

Luciano Dias de Sousa

Mestrado  em  Cognição  e  Linguagem  pela  UENF; Especialização Planejamento, Implementação e Gestão da EaD pela UFF; Especialização em Português e Literatura pela FIJ e Graduação em Letras pela UEMG. Professor da UEMG unidade Carangola.