Voltar

Uma revisão de literatura sobre a utilização das tecnologias no processo de ensino-aprendizagem dos alunos

Autor(es) Lucas Borcard Cancela
Gabriel Aguiar Tinti de Souza
Karol da Silva
Luciano Dias de Sousa
Taís Cristina da Silva
Coordenação de mesa Adelma Lucia de Oliveira Silva Araújo
Macrotema Educação e Tecnologias
Link Slides http://www.textolivre.pro.br/chatslide/apresentacoes/99/99.html
Código para Slides 99
Artigo (Visualizar) (Download)
Local #evidosol-2 [CHAT]
Horário 07/06/2017, 19:00/19:30
Link para Acesso (ACESSO AS SALAS DE CHAT)
Resumo

Muito se fala sobre a utilização das tecnologias no ensino como importante ferramenta pedagógica, compreendendo que é necessário que haja uma nova metodologia de ensino. Percebe-se que muitas instituições de ensino possuem em seu patrimônio computadores e diversos equipamentos tecnológicos que poderiam ser melhor utilizados a fim de proporcionar aos alunos aulas mais interessante e dinâmicas. Porém, o que muito se vê são equipamentos novos e metodologia antiga. Este artigo visa realizar um mapeamento bibliográfico de produções acadêmicas que abordem a utilização das tecnologias na educação. Para tanto, foi realizado um estudo bibliográfico realizado através da base SciELO. A pesquisa realizada teve como palavras-chave “(“Tecnologia” AND “Ensino” AND “Aprendizagem”)”. A pesquisa inicial retornou 205 registros. Foram realizados refinamentos nos resultados, retornando 69 artigos. Ao final da análise, resultados relevantes foram encontrados, possibilitando importante discussão sobre o assunto.

Palavras-chave

Palavras-chave: Tecnologia; ensino; revisão bibliográfica.

Currículos
Lucas Borcard Cancela

Cursando mestrado profissional em Pesquisa Operacional e Inteligência Computacional pela Universidade Cândido Mendes. Possui especialização em Tecnologias em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-RJ (2011). Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Vale do Rio Doce - UNIVALE (2005). Atualmente é professor do curso de Sistemas de Informação da Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG, professor do Instituto Federal de Minas Gerais e professor do IFET – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais - EaD.

Gabriel Aguiar Tinti de Souza

Graduando em Sistemas de Informação - Universidade do Estado de Minas Gerais/Unidade Carangola.

Karol da Silva

Currículo não fornecido.
(se você é Karol da Silva, utilize o canto dos palestrantes para informar o seu currículo.

Luciano Dias de Sousa

Mestrado  em  Cognição  e  Linguagem  pela  UENF; Especialização Planejamento, Implementação e Gestão da EaD pela UFF; Especialização em Português e Literatura pela FIJ e Graduação em Letras pela UEMG. Professor da UEMG unidade Carangola.

Taís Cristina da Silva

Graduanda em Sistemas de Informação - Universidade do Estado de Minas Gerais/Unidade Carangola.