O EViDoSoL (Encontro Virtual de Documentação em Software Livre) nasceu em 2007 e, a partir do primeiro semestre de 2009, ele passa a fazer parte do CILTec-Online (o Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia online). Em virtude desta mudança o evento passa a aceitar resumos em espanhol, italiano e em inglês.

 

(Veja aqui um link bem do início do evento que aborda os eventos online).

 

O EViDoSoL/CILTec-online é um dos primeiros eventos, no Brasil, a ser realizado totalmente em ambiente digital (por chat e fórum), unindo pessoas de várias regiões. A ideia inicial do evento foi proporcionar discussões em torno da documentação em Software Livre em pelo menos duas esferas principais: a difusão de conhecimentos da área e sua formatação/adequação linguística pelos profissionais das Letras. Atualmente, esse objetivo se estende para um tema central: Linhagem e Tecnologia, que abriga diversas trilhas: Hipertexto, Blogs e Wikis, Ensino e Internet, Cultura Livre, Divulgação de Software Livre, Documentação em Software Livre, Linguagem e Tecnologia, Produção Textual no Computador.

 

Partindo de relações colaborativas e cooperativas entre as comunidades virtuais do SL e a comunidade acadêmica, o projeto Texto Livre – grupo de pesquisa radicado na Faculdade de Letras da UFMG – volta-se para o suporte de documentação em Software Livre, o que, em menos de 6 meses de trabalho, lhe garantiu espaço entre os 16 finalistas ao Prêmio Brasil de Tecnologia de Informação e Comunicação - TIC 2006. É esse projeto que organiza o Evidosol/Ciltec-online, com outras parecerias que explicaremos adiante.

 

O objetivo de um evento é ampliar o debate em torno do diálogo entre linguagem e tecnologia, tendo como público-alvo alunos, professores, pesquisadores, comunidades de software livre e outros interessados no eixo temático do evento. Esse encontro é uma oportunidade para colocar em comunicação todos aqueles que têm como horizonte filosofias e práticas dinâmicas e solidárias na construção de alianças respeitosas entre os campos de conhecimento que envolvem as apresentações.

 

Desde o início, o projeto Kósmos/UFSM ofereceu parceria, abrigando a primeira versão do ambiente online do evento. A FALE/UFMG sempre ofereceu parceria, sendo de lá a fundadora do evento, profa. Ana Cristina Fricke Matte, e a maioria dos voluntários existentes hoje. A UFTM inicia seu apoio ao evento em 2014, com a entrada da organizadora do evento, profa. Daniervelin Pereira, para essa universidade. Essa parceria interinstitucional promete ampliar a abrangência do evento e também sua qualidade. 

 

Em 2010, o Evidosol foi apresentado como experiência de evento virtual durante o Sexto Encuentro en Línea de Educación, Cultura y Software Libres, cujo títudo do artigo produzido foi "Evidosol - semeando cultura livre pelo ambiente digital".

 

E agora: O que dizer do EVIDOSOL? Agradecemos a Jane Rosa dos Santos Almeida pelas belas palavras sobre o evento.

 

Vejam também o "review" feito por um dos assíduos participantes do evento.