1 - 5/6 – 16:00 às 17: 30 – Learning processes in digital environments

Sanna Ruhalahti (HAMK - School of Professional Teacher Education) e Päivi Aarreniemi-Jokipelto (Haaga-Helia School of Vocational Teacher Education) - Finlândia

Coordenador da mesa: Damione Damito (IFSP)

 

2 - 5/6 – 21:00 às 22:30 – Robótica Pedagógica Livre: Potencialidades e Limites no Processo de Ensino e de Aprendizagem

Danilo Rodrigues César (UFTM), Eloir José Rockenbach (EJR - Robótica Educacional) e Marcos Antonio Rufino do Egito (Robótica Livre / Universidade Maurício de Nassau)

Coordenador da mesa: Angel Pena Galvão (IESPES)

 

3 - 6/6 - 16:00 – As novas tecnologias na educação do campo: experiências da Licenciatura em Educação do Campo da UFVJM

Diogo Neves Pereira (UFVJM), Luciano Pedroso (UFVJM), Luiz Henrique Magnani (UFVJM) e Ofelia Fraile (UFVJM)

Coordenador da mesa: Carlos Henrique Silva de Castro (UFVJM)

 

4 - 6/6 - 21:00 – Cultura digital e a era da conectividade

Cleomar Rocha (UFG)

Coordenador da conferência: Wellyelton Gualberto (UFOB)

 

5 - 7/6 - 16:00 - Gêneros textuais digitais e letramentos

Acir Mário Karwoski (UFTM)

Coordenadora da conferência: Daniervelin Pereira (UFTM)

 

6 – 7/6 – 21:00 – Leitorado em língua portuguesa nos Estados Unidos.

Eugênia M. da Silva Fernandes (University of California in Davis) e Luana Reis (University of Pittsburgh)

Coordenadora de mesa: Joyce Fettermann (UENF)

______

Currículos dos convidados (em ordem alfabética)

Acir Mário Karwoski (UFTM)

Formação acadêmica: Licenciatura em Letras - Português e Inglês pela Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de União da Vitória - PR (UNESPAR). Mestrado em Linguística Aplicada pela Universidade de Taubaté (UNITAU) e Doutorado em Letras - Estudos Linguísticos pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Realizou estágio de pós-doutorado com bolsa CAPES no Departamento de Educação da Universidade da California Santa Bárbara (UCSB). Cursou especializações lato sensu em literaturas de língua portuguesa na Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (UNICENTRO); língua e literatura portuguesa na Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de União da Vitória - PR (UNESPAR) e Master Business Administration (MBA) em gestão Universitária no Centro Universitário Salesiano de São Paulo (UNISAL/SEMESP). Atuação profissional nas áreas de letras e educação numa visão multidisciplinar de assuntos como linguagens, educação e novas tecnologias; gêneros textuais digitais; história regional da leitura e da escrita; didática e formação profissional docente para a educação superior; letramentos (literacias) para a saúde. Professor Associado do Departamento de Linguística e Língua Portuguesa. Pesquisador do LabELFE - Laboratório de Ensino de Leitura, Fala e Escrita (UFTM). Coordenador do grupo de pesquisa GPELLP - Educação, Linguagens e língua portuguesa e membro do grupo de estudos e pesquisas ProLiSaBr - Promoção em comunicação, educação e Literacia para a Saúde no Brasil, ambos certificados junto ao CNPq. Avaliador de cursos do INEP/Ministério da Educação (MEC).

Cleomar Rocha (UFG)

Pós-doutor em Tecnologias da Inteligência e Design Digital, pós-doutor em Poéticas Interdisciplinares, pós-doutor em Estudos Culturais, Doutor em Comunicação e Cultura Contemporâneas. Professor Associado da UFG, coordenador do Media Lab / UFG / BR e Secretário Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação de Aparecida de Goiânia

Danilo Rodrigues César

Graduado em Tecnologia em Processamento de Dados (TPD), Licenciado em Matemática e Informática pelo CEFET-MG, Pós-graduado em Educação Profissional Técnica Integrada ao Ensino Médio na Modalidade Educação de Jovens e Adultos (PROEJA), Mestre em educação e Doutor em difusão do conhecimento, ambos pela Universidade Federal da Bahia. Participação no projeto KLogo-Turtle. Membro do Projeto Software Livre - MG (PSL-MG). Recebeu o prêmio Telemar de Inclusão Digital pelo projeto Robótica Livre. Docente substituto do Curso de Licenciatura em Educação do Campo da UFTM.

Eloir José Rockenbach

Formado em Magistério e Graduado em Gestão da Tecnologia da Informação. Educador/Instrutor de Tecnologias Educacionais desde 1999. Atua na área da Cultura Digital Livre. Coordenador do Grupo de Estudos e Desenvolvimento de Robótica Educacional Livre – GEDREL, Membro idealizador da plataforma de Robótica Educacional Jabuti Edu (www.jabutiedu.org), Integrante da Associação Software Livre.Org – ASL, Coordenador da área da Robótica Livre do Fórum Internacional de Software Livre – FISL, Membro da Equipe Lab Maker Liberato. Empreendedor Social na área da Robótica Educacional

Marcos Antonio Rufino do Egito

Educador  de Robótica / Software Livre, e diretor de conteúdos no Robolivre, estudante do curso de Pedagogia na Universidade Maurício de Nassau. Militante/Ativista do software livre, Membro participante da Robótica e do Robô Livre, colaborador do JabutiEdu.org, membro da Rede Metareciclagem, do Grupo de Usuários Python de PE, Vencedor do Premio Aprender e Ensinar Tecnologias Socias promovido pelo FBB e Revista Fórum.

Diogo Neves Pereira

Professor da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, atuando na Licenciatura em Educação do Campo, no Mestrado Profissional Ensino em Saúde e no PIBID Diversidade. Bacharel e Licenciado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Minas Gerais (2005). Mestre e Doutor em Antropologia pela Universidade de Brasília (2008 e 2012). Realizou estágio de pós-doutorado em Ciências Sociais na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2014). Áreas de estudo: políticas de atenção primária à saúde; relações entre saberes no contexto do campo; formação de professores.

Eugênia Fernandes

É doutora em Línguística pela Universidade de Brasília, onde também cursou seu mestrado e graduação em Português do Brasil como segunda língua. Seus interesses de pesquisa são voltados à fraseologia, à fonética, à fonologia, em especial, ao ritmo e à prosódia da língua portuguesa no processo de aquisição de segunda língua, e à avaliação de exames de proficiência. Desde 2014, atua como leitora do Ministério das Relações Exteriores na Universidade da Califórnia, em Davis, onde também é coordenadora do Exame Celpe-Bras. Eugênia também é co-fundadora e coordenadora do Instituto Cultural de Ensino de Português para Estrangeiros em Brasília e atuou no Programa Estudante Convênio de Graduação (PEC-G) no biênio 2011-2013. Atual secretária da American Organization of Teachers of Portuguese, foi também representante dos professores da Costa Oeste dos Estados Unidos na América em 2016.

Luiz Henrique Magnani

Professor do Curso de Licenciatura em Educação do Campo na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Doutor em Letras (2014) pela Universidade de São Paulo (USP). Possui licenciatura e bacharelado em Letras/Português pela Universidade Estadual de Campinas (2005) e mestrado em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (2008). Tem suas principais experiências nas áreas de Interpretação, Língua Portuguesa e Linguística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: linguagens e tecnologias, videogames, novos letramentos, Educação de Jovens e Adultos, construção de sentidos.

Ofelia Fraile

Professora adjunta na Licenciatura em Educação do Campo na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM). Formada em Geologia pela Universidade Complutense de Madri - UCM (2000) e doutora pelo de pós-graduação de Ensino e História de Ciências da Terra da UNICAMP com foco na formação de professores, na construção de currículos escolares contextualizados no lugar e na participação dentro da área de Educação em Ciência, Tecnologia e Sociedade. Atualmente coordena o curso de Especialização em Ensino de Geografia na UFVJM, foi formadora e orientadora no curso de Especialização Educação do Campo para o Trabalho Interdisciplinar nas Áreas de Ciência da Natureza e Matemática, coordenado pela UnB (2015-2016). Atua principalmente nos seguintes temas: Educação do campo; formação inicial e continuada de professores; ensino da ciência e tecnologia; educação CTS; educação para a participação; popularização da ciência; Educação a Distância.

Päivi Aarreniemi-Jokipelto

D.Sc. Päivi Aarreniemi-Jokipelto works as a principal lecturer in e-learning and international affairs at the Haaga-Helia School of Vocational Teacher Education in Finland. She graduated from Helsinki University of Technology (nowadays Aalto University) in 2007, where she worked several years as a researcher and a project manager in e-learning. Her major in doctoral studies was interactive environments and mobile applications. Her doctoral thesis focused on the use of interactive digital television in learning context. She has over 20 years of teaching experience, 15 years of RDI experience in e-learning and educational technology and over 10 years of experience in teacher training. In addition to doing education export business in Saudi Arabia, she has worked as a lead expert in the e-learning programmes she has designed for international and national clients.  During the last years, she has had an opportunity to teach university teachers from ten different Saudi universities. She has also been in charge of “Foundations of E-learning in the 21st century learning” program, in which about 60 Brazilian vocational teachers have studied. She has also had research collaboration with Brazilian and Japanese professors. Her recent e-learning RDI has been about the following topics: personalized learning paths, collaborative learning space, reflection space in assessment, and videos and podcasts in learning. In addition to those, she has also conducted research in Dialogue Design System and boost of graduation. Her expertise areas are e-learning, mobile learning, learning via iDTV, social media in learning context and teacher training.

Twitter: PaiviAJ

LinkedIn: fi.linkedin.com/in/aarreniemijokipelto/ 

Sanna Ruhalahti

M.A. works as a Teacher Educator at the HAMK, School of Professional Teacher Education. For years, she has been a pioneer of online teaching in vocational education and training. In recent years, she has developed a strong focus on the use of social media and mobile devices in teaching in addition to online pedagogy. Her particular areas of interest include online and mobile environments that enrich teaching, guidance and counselling and individualisation of learning. Her ongoing doctoral studies at University of Lapland are focusing on authentic, dialogical and collaborative knowledge construction in open learning environments (incl. MOOCs, mobiles, OERs). http://sannaruhalahti.blogspot.fi/p/cv_1.html